Onde procurar ajuda?

DISQUE 100 – Disque Direitos Humanos 

Disque 100 é um serviço disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos.  Pode ser considerado como “pronto socorro” dos direitos humanos e atende graves situações de violações que acabaram de ocorrer ou que ainda estão em curso, acionando os órgãos competentes e possibilitando o flagrante.

Qualquer pessoa pode reportar alguma notícia de fato relacionada a violações de direitos humanos, da qual seja vítima ou tenha conhecimento.

O serviço funciona diariamente, 24 horas, por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100. 


DISQUE 181 – Disque Denúncia

Se você preferir, pode fazer a sua denúncia por telefone, ao Disque-Denúncia. Este serviço centralizado permite que qualquer pessoa forneça à polícia informações sobre delitos e formas de violência, com absoluta garantia de anonimato.


WEBDENÚNCIA

É um canal que permite a realização de denúncias por meio de qualquer computador, tablet ou celular (com internet). Funciona 24 horas por dia durante os 7 dias da semana. A denúncia pode ser feita de modo rápido e permite ainda que sejam enviados vídeos e fotos que comprovem a violação de direitos.


GUARDA MUNICIPAL – 153

A Guarda Municipal de Jundiaí tem buscado constantemente a melhoria da segurança do cidadão em geral, em especial do público vulnerável, neste caso, os idosos.

Para atingir níveis adequados de segurança pública para as pessoas idosas, estas ações não dependem apenas dos agentes de segurança, mas da união e participação de todos.

LEMBRE-SE: Mantenha atenção constante ao entrar e sair de sua residência!

Se necessitar, use o telefone de emergência da Guarda Municipal de Jundiaí: 153


DELEGACIAS DE POLÍCIA

Se o idoso for vítima de algum crime, como furto, roubo, lesão corporal, maus-tratos, cárcere privado, etc., sair para suas atividades diárias e não retornar a sua residência, configurando um possível desaparecimento, perder documentos ou o cartão de benefícios do INSS, devem procurar as Delegacias de Polícia mais próxima de sua residência: 

1° Distrito Policial
Endereço: Avenida 9 de Julho, 3600 – Jardim Paulista – Jundiaí – SP
Telefone: (11)  4521-2733

2° Distrito Policial
Endereço: Av. Dr. Manoel I. Archer de Castilho, 403, Pq. da Represa – Jundiaí – SP
Telefone: (11) 4815-1012

3° Distrito Policial
Endereço: Av. São João, 622, Vila Joana – Jundiaí – SP
Telefone: (11) 4587-6969

4° Distrito Policial
Endereço: Av. Fernando Arens, 914, Vila Progresso – Jundiaí – SP
Telefone: (11) 4587-0557

5° Distrito Policial
Endereço: Rua Franklin William Franz, 67 – Parque Eloy Chaves – Jundiaí – SP
Telefone: (11) 4582-2856

6° Distrito Policial
Endereço: Avenida 9 de Julho, 3600 – Jardim Paulista – Jundiaí – SP
Telefone: (11)  4587-2116

7° Distrito Policial
Endereço: Avenida 9 de Julho, 3600 – Jardim Paulista – Jundiaí – SP
Telefone: (11) 4521-1593


PROCON

O Procon Jundiaí está vinculado à Unidade de Gestão de Negócios Jurídicos e Cidadania (UGNJC) e conveniado com a Fundação Procon SP do Governo do Estado de São Paulo. Integra o SNDC – Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, estabelecido no art. 105, da Lei 8.078/90 – Código de Defesa do Consumidor.

O PROCON tem como objetivos principais orientar, educar, proteger e defender os consumidores contra abusos praticados pelos fornecedores de bens e serviços nas relações de consumo. 

Como principais serviços ao consumidor o Procon dispõe dos seguintes serviços:

O Procon Jundiaí recomenda que os consumidores façam sua reclamação através do site www.consumidor.gov.br

PROCON JUNDIAÍ

Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 153 – Centro – Jundiaí – SP
Site: https://procon.jundiai.sp.gov.br/


MINISTÉRIO PÚBLICO / PROMOTORIA DO IDOSO

A Promotoria do Idoso pode adotar medidas para proteger os idosos que estejam em situação de risco como abandonado familiar, vítimas de maus-tratos, negligenciados pelos familiares e/ou pelo cuidador ou maltratados em casas de repouso.

Endereço: Rua Rangel Pestana, 649 – Centro – Jundiaí – SP
Telefone: (11) 4521-1349


DEFENSORIA PÚBLICA 

A Defensoria Pública é uma Instituição do Estado que tem por finalidade prestar assistência judiciária às pessoas carentes.  Ela deve ser procurada nos casos de necessidade de ajuizamento de ações, tais como: Alimentos (pensão alimentícia), interdição, alvará, despejo, consignação em pagamento

Endereço: R. Mal Deodoro da Fonseca, 646 Centro – Jundiaí – SP
Telefone: (11) 4521-1230