Rede de Atenção Primária

Acesso Rápido – Endereços e Telefones – Clique Aqui

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), possui 38 equipamentos para o atendimento da atenção básica, divididos em quatro regionais no município, sendo:

35 UBS (Unidades Básicas de Saúde) – Composta por 7 Equipes NASF-AB – Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – Equipes multiprofissionais volantes que contribuem para promover a integralidade do cuidado. Composta por Assistente Social, Psicólogos, Nutricionista, Profissional de Educação Física, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional e Psiquiatra e 1 Equipe de Consultório de Rua – Constituída por profissionais que atuam de forma itinerante com objetivo de ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde, ofertando atenção integral à saúde para esse grupo populacional, o qual se encontra em condições de vulnerabilidade e com vínculos familiares interrompidos ou fragilizados.

1 CTA – CENTRO DE TESTAGEM E AMOSTRAGEM – Serviço de saúde que atua na promoção da equidade de acesso ao aconselhamento e ao diagnóstico do HIV, das hepatites B e C e da Sífilis, assim como ofertam a profilaxia Pós-Exposição sexual (PEP) e a Pré-Exposição Sexual (PREP). Atua também na prevenção dessas e das demais infeções sexualmente transmissíveis (IST), favorecendo segmentos populacionais em situação de maior vulnerabilidade, com respeito aos direitos humanos, à voluntariedade e à integralidade da atenção, sem restrições territoriais.

1 CECCO – CENTRO DE CONVIVÊNCIA, CULTURA, TRABALHO E GERAÇÃO DE RENDA – Equipamento público com objetivo de promoção da saúde, autonomia, qualidade de vida e inclusão social, por meio de ações intersetoriais e multiprofissionais proporcionando a convivência e troca de experiências com pessoas de diferentes idades, condições socioeconômicas, potencialidades e dificuldades.

1 ACADEMIA DA SAÚDE – É uma estratégia de promoção de saúde e produção do cuidado que funciona com a implantação de espaços públicos conhecidos como polos do Programa Academia da Saúde. Localizada ao lado da Unidade Básica de Saúde Santa Gertrudes, é dotada de infraestrutura, equipamentos e profissionais qualificados, e atua como ponto de atenção no território, complementando o cuidado integral e fortalecendo as ações de promoção da saúde.

REGIONAL I

REGIONAL II

REGIONAL III

REGIONAL IV

Fonte: Plano Municipal da Saúde 2022/2025