Assistência Social

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social tem por finalidade coordenar as ações e a política de assistência e desenvolvimento social do Município.

REDE DE ATENDIMENTO:

Departamento de Atenção Social Básica – Tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras). Os principais equipamentos desse nível de proteção são os CRAS.
Clique aqui para mais informações.

Departamento de Atenção Social Especial – A Proteção Social Especial (PSE) destina-se a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal ou social, cujos direitos tenham sido violados ou ameaçados por ocorrência de violência física ou psicológica, abuso ou exploração sexual; abandono, rompimento ou fragilização de vínculos ou afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medidas. Tem ação protetiva e as atividades da Proteção Especial são diferenciadas de acordo com níveis de complexidade (média ou alta) e conforme a situação vivenciada pelo indivíduo ou família.
Clique aqui para mais informações.

Departamento de Vigilância Social – É uma área vinculada à gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem como objetivo a produção e a sistematização de informações territorializadas sobre as situações de vulnerabilidade e risco que incidem sobre famílias e indivíduos. Considera ainda as diferentes etapas da vida do cidadão, desde a infância, passando pela adolescência, idade adulta e terceira idade. É responsável pela organização no sistema de notificações das situações de violação de direitos. Ela contribui com as áreas de Proteção Social Básica e Especial na elaboração de planos e diagnósticos e na produção de análises baseadas nos dados do Cadastro Único de Programas Sociais. Para atender aos objetivos, a Vigilância Social em nosso município se estrutura a partir de três eixos: Renda e CidadaniaVigilância de Riscos e Vulnerabilidades e a Vigilância de Padrões e Serviços.
Clique aqui para mais informações.

Unidade de Gestão de Desenvolvimento e Assistência Social
Avenida Antônio Segre, 81, Jardim Brasil
Telefones: (11) 4589-6782
E-mail: ugads@jundiai.sp.gov.br
Horário de funcionamento é das 8h às 17h
Visite o site da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social